Existiam símbolos e imagens ali que já tinham me chamado a atenção quando ganhei o disco na época, em 1992. Mas têm outras que só percebi agora e que fizeram meu maxilar quebrar o teclado. Vamos aos mais óbvios primeiro.
Uma das primeiras coisas que vi quando ainda um pirralho, é o rosto de uma criança com duas cores: negra e branca. Obviamente, uma alusão à canção Black or White que faz parte do álbum.
Animais
Além de muitos animais retratados na arte, que podem fazer alusão ao seu antigo zoológico particular, a estrutura toda é uma mistura de parque de diversões com um castelo real. Anjos, símbolos de guerra e até caveiras também aparecem várias vezes (talvez para relacionar crianças correndo perigo ou em estado de risco em meio à guerras, como no clipe de Heal the World, música presente no disco) principalmente no caminho que leva a um globo terrestre de cabeça para baixo.
A figura de um macaco aparece, em evidência, duas vezes. A primeira, lá em cima sendo coroado por dois anjos.
Isso pode ser uma alusão a uma famosa declaração do cantor em que revelou que seu pai uma vez lhe disse que “era feio igual a um macaco”. Por isso a coroação do Rei do Pop, ou ainda do príncipe, filho do rei e da rainha (cão e pássaro, respectivamente).
O chimpanzé aparece novamente no canto inferior esquerdo numa espécie de montanha russa com temática pirata na entrada. Nesta mesma montanha russa está de um lado além do macaco, um rato, um veado e um elefante. Exatamente do outro lado estão saindo do “castelo/montanha russa” (desta vez com o símbolo da maçonaria ao alto) o esqueleto de um animal, um garoto com um “M” na camisa (só pode ser o ator Macaulay Culkin), o esqueleto do homem elefante (dizem que Michael adquiriu o artefato num leilão) e a figura de Michael quando criança exatamente oposta à imagem do macaco. Algumas dessas referências são encontradas no clipe de Leave Me Alone de alguns anos antes.
Sobre o rei e a rainha: pensei que seria exatamente para retratar os pais de Michael. O cachorro representando o pai (nem sei se cachorro é ofensa nos EUA) e um pássaro, a mãe, que por sinal tem uma engrenagem embaixo do vestido. Será que o disco está tentando dizer que a mãe era a pessoa que movia a família pra frente?
A figura do rei está também relacionada a esta imagem abaixo, onde temos Napoleão no trono:
Este fórum aqui tem outra teoria. Talvez o ilustrador responsável, Mark Ryden, tenha tentado retratar exatamente a figura do próprio Michael. Até porque ele traja uma luva brilhante em uma das mãos. A imagem de Napoleão no trono simboliza a realeza mas também é relacionada com o militarismo, duas coisas que o astro adorava.
Números
Pouca gente sabe, mas existe uma teoria estranha sobre a relação do número 7 com a vida do cantor. Confira aqui algumas curiosidades sobre “a maldição do 7″.
Na capa, existem apenas quatro elementos na arte que ostentam números. São eles: um homem velho (que pode ser Winston Churchill ou o satanista Aleister Crowley como sugere este vídeoaqui) que tem a numeração 1998 na lapela do paletó;
O elefante logo abaixo dos olhos de Michael (nº9); a cartola do boneco (nº7) que está em pé em cima da cabeça do homem velho; e por último a mão com uma criança em cima. Essa mão aparentemente é do astro pois têm esparadrapos nos dedos. O mais curioso é que também tem o número 7 no pulso. Olhando de baixo para cima (tirando os 4 dígitos na lapela do homem) temos a combinação 7-7-9.
Quando aconteceu a cerimônia fúnebre cheia de garbo e elegância transmitida para o mundo todo mesmo? Ah sim, dia 7 de julho de 2009.
Obs.: Na mesma mão do número vemos na palma um mapa, simbolizando que o mundo está nas nossas mãos. Ou na mão de Michael talvez.
Fonte : 100grana
0 comentários:
Postar um comentário